SEJA BEM-VINDO!

Da Farinha Ao Pão

IMG_4254.heic

Bem-vindo

Da Farinha ao Pão

BEM VINDO!

Se você chegou até aqui, é porque  você, como eu, entende a importância do alimento saudável e quer fazer pães artesanais deliciosos em casa e/ou na sua padaria!

Para você aprender ou aprimorar técnicas, processos e conhecimento sobre fazer pães, junte-se ao nosso grupo de alunos para uma jornada de muito aprendizado.

CONHEÇA O CURSO!

PAPOULINHAS preto-01.png

CURSO ON LINE

DA FARINHA AO PÃO

completo

teoria e vídeo aulas

Quais pães você quer aprender a fazer?

VEJA AQUI AS VÍDEO AULAS DO CURSO

DA FARINHA AO PÃO >>

TEORIA

Para mergulhar nos "porquês" e entender mais e mais sobre os processos, muita teoria organizada na GALERIA

Está pronto?

Junte-se ao grupo de alunos

Dúvidas?

Entre em  CONTATO

Conheça 

OUTROS CURSOS

Esse é o meu portal do "fazer pão".

Compartilho aqui meus saberes e conhecimento adquiridos nos meus 25 anos trabalhando com panificação. 

O objetivo desse curso online é te acompanhar na construção de entendimento e conhecimento no fazer pães, que vai muito além do "seguir receitas" uma vez que trabalhamos com uma massa viva.

O site tem áreas de acesso livre como o "Caderno de Receitas" que são apresentadas nas Lives do Instagram e outras áreas de acesso exclusivas para assinantes.

FAQ SOBRE O CURSO
Antes de começar, trago aqui respondidas as dúvidas mais frequentes de novos alunos:

Qual a melhor forma de usar esse curso?

Recomendo que navegue por todos os temas da Galeria antes de iniciar as aulas. Leia sobre a fermentação, entenda quais as etapas do "fazer pão" e com isso habitue-se aos termos que serão usados nas receitas. Quando começar a fazer pães é comum que novas dúvidas surjam e você poderá voltar à galeria para consultas ou usar o Fórum para trazer suas questões. 

Como acessar as receitas?

No menu principal clique em VÍDEO AULAS. As receitas do primeiro módulo, "Clássicos" estão divididas entre FERMENTO NATURAL E FERMENTO BIOLÓGICO. Em ambas, você encontrará os ícones da panificação tradicional cada um abordando uma técnica diferente. Nessa mesma aba, os outros módulos podem ser acessados.

Em CADERNO DE RECEITAS você encontra as receitas que são apresentadas nas LIVEs do Instagram com textos em formato pdf para baixar e colecionar.

Por que você diz que o curso é dinâmico?

O curso online tem a vocação de ser um portal do fazer pão e para isso, além do Módulo de receitas Clássicas teremos receitas novas todos os meses. 

O calendário de novidades é extenso e bem diversificado. Faremos também LIVES exclusivas para alunos todos os meses, que é uma oportunidade deliciosa para estreitarmos o contato mesmo que nesse modelo online.

Em que ordem devo fazer as receitas?

Não tem uma ordem correta para a execução das receitas. Entretanto, é interessante ganhar intimidade com a farinha e com os processos começando com as receitas básicas, aquelas que usam apenas farinha branca: o Pão Branco Rústico (fermento natural) e o Pão Branco Tipo Italiano (fermento biológico).

Qual farinha de trigo devo usar?​

As receitas do curso foram feitas usando farinhas comuns disponíveis em mercado. Você pode tranquilamente trabalhar com farinhas nacionais e fazer lindas fornadas.

Mas tenha em mente que, apesar de visualmente parecidas, as farinhas são diferentes e é bastante comum encontrarmos farinhas de baixa qualidade. Busque, portanto, a melhor farinha que tiver disponível na sua região. Leia mais sobre farinhas no capítulo ingredientes na Galeria.

Para conhecer a farinha, faça uma receita básica e entenda assim, mais sobre suas características.

As receitas sempre "dão certo"?

As receitas foram testadas para serem executadas por padeiros amadores com ingredientes e equipamentos domésticos. Mas fazer pão está longe de ser matemático: o processo é influenciado por uma série de fatores, desde a qualidade da farinha até a temperatura ambiente. Fazer pão requer atenção plena a essas variações. Sem dúvida, a prática vai te trazer uma habilidade de contornar as variações e poder tomar decisões ajustadas quando necessário.

Como e quando devo usar o Fórum?

A troca de experiências favorece demais o aprendizado. Passeie pelos comentários e perguntas de outros alunos e veja, com frequência, que sua dúvida é a mesma que a de muitos.

Portanto, não se acanhe em compartilhar seus sucessos e suas dúvidas.

Quando o fórum é acessado pelo computador, temos opção de incluir fotos e possibilidade de um texto mais longo (pelo celular tem limite de caracteres).

Te desejo uma excelente jornada de aprendizado e lindas fornadas!

 

"Aprender a fazer pães é provar da alegria de dar vida à farinha e de compartilhar um alimento saudável.

O caminho da farinha em pão é simples mas de atenção plena e que para se tornar rotineiro, prazeiroso e leve, devemos compreender e dominar as técnicas que fazem a massa fermentar, ganhar vida e crescer para fazermos da farinha, um alimento."

IMG_4252.heic