top of page

SEJA BEM-VINDO!

PAPOULINHAS branco-01.png

Da Farinha Ao Pão

IMG_4254.heic

Bem vindo

"Aprender a fazer pães é provar da alegria de dar vida à farinha e de compartilhar um alimento saudável.

O caminho da farinha em pão é simples mas de atenção plena e que para se tornar rotineiro, prazeiroso e leve, devemos compreender e dominar as técnicas que fazem a massa fermentar, ganhar vida e crescer para fazermos da farinha, um alimento."

PAPOULINHAS preto-01.png

Veja aqui os cursos disponíveis na plataforma.

Fazendo a inscrição, você tem acesso TOTAL.

DISPONIBILIDADE DO MATERIAL ATÉ 31-12-2024

REC_BRIOCHE%20FN_edited.jpg

Da Farinha ao Pão

CLÁSSICOS

vídeo aulas
receitas passo a passo
clique para visitar as páginas

teoria

Para mergulhar nos "porquês" e

entender mais e mais sobre os processos,

muita teoria organizada na GALERIA

em textos e vídeos

IMG_5104.heic

Da Farinha ao Pão
SEGUNDA TEMPORADA

SABORES & AROMAS
novas receitas
técnicas e processos

Brioches e Folhados

"Doces secos de forno", tradicionalmente conhecida como Viennoiserie, esta categoria da "arte bianca" reúne o universo de produtos de massas folhadas e/ou fermentadas e enriquecidas com gorduras e açúcar.

 

Considerados “doces secos de forno” que usam técnicas de produção que se assemelham ao da panificação, distinguindo-se da confeitaria (pasticceria) que produz doces “cremosos”.

Pães.jpg

Centeio

O Centeio é um grão delicioso, que apesar de muito parecido em sua forma com o grão do trigo, é muito diferente em sua composição.

A inclusão de centeio nas preparações deve ser feita com a atenção necessária e ter os processos adequados já que ele tem um comportamento muito diferente do trigo. 

 

De antemão, garanto que não é difícil de trabalhar e traz MUITO aroma e sabor para pães e outras preparações. 

Dúvidas?

Esse é o meu portal do "fazer pão".

Compartilho aqui meus saberes e conhecimento adquiridos nos meus 25 anos trabalhando com panificação. 

O objetivo desse curso online é te acompanhar na construção de entendimento e conhecimento no fazer pães, que vai muito além do "seguir receitas" uma vez que trabalhamos com uma massa viva.

O site tem áreas de acesso livre como o "Caderno de Receitas" que são apresentadas nas Lives do Instagram e outras áreas de acesso exclusivas para assinantes.

FAQ SOBRE O CURSO
Antes de começar, trago aqui respondidas as dúvidas mais frequentes de novos alunos:

Qual a melhor forma de usar esse curso?

Recomendo que navegue por todos os temas da Galeria antes de iniciar as aulas. Leia sobre a fermentação, entenda quais as etapas do "fazer pão" e com isso habitue-se aos termos que serão usados nas receitas. Quando começar a fazer pães é comum que novas dúvidas surjam e você poderá voltar à galeria para consultas ou usar o Fórum para trazer suas questões. 

Como acessar as receitas?

No menu principal clique em VÍDEO AULAS. As receitas do primeiro módulo, "Clássicos" estão divididas entre FERMENTO NATURAL E FERMENTO BIOLÓGICO. Em ambas, você encontrará os ícones da panificação tradicional cada um abordando uma técnica diferente. Nessa mesma aba, os outros módulos podem ser acessados.

Em CADERNO DE RECEITAS você encontra as receitas que são apresentadas nas LIVEs do Instagram com textos em formato pdf para baixar e colecionar.

Por que você diz que o curso é dinâmico?

O curso online tem a vocação de ser um portal do fazer pão e para isso, além do Módulo de receitas Clássicas teremos receitas novas todos os meses. 

O calendário de novidades é extenso e bem diversificado. Faremos também LIVES exclusivas para alunos todos os meses, que é uma oportunidade deliciosa para estreitarmos o contato mesmo que nesse modelo online.

Em que ordem devo fazer as receitas?

Não tem uma ordem correta para a execução das receitas. Entretanto, é interessante ganhar intimidade com a farinha e com os processos começando com as receitas básicas, aquelas que usam apenas farinha branca: o Pão Branco Rústico (fermento natural) e o Pão Branco Tipo Italiano (fermento biológico).

Qual farinha de trigo devo usar?​

As receitas do curso foram feitas usando farinhas comuns disponíveis em mercado. Você pode tranquilamente trabalhar com farinhas nacionais e fazer lindas fornadas.

Mas tenha em mente que, apesar de visualmente parecidas, as farinhas são diferentes e é bastante comum encontrarmos farinhas de baixa qualidade. Busque, portanto, a melhor farinha que tiver disponível na sua região. Leia mais sobre farinhas no capítulo ingredientes na Galeria.

Para conhecer a farinha, faça uma receita básica e entenda assim, mais sobre suas características.

As receitas sempre "dão certo"?

As receitas foram testadas para serem executadas por padeiros amadores com ingredientes e equipamentos domésticos. Mas fazer pão está longe de ser matemático: o processo é influenciado por uma série de fatores, desde a qualidade da farinha até a temperatura ambiente. Fazer pão requer atenção plena a essas variações. Sem dúvida, a prática vai te trazer uma habilidade de contornar as variações e poder tomar decisões ajustadas quando necessário.

Como e quando devo usar o Fórum?

A troca de experiências favorece demais o aprendizado. Passeie pelos comentários e perguntas de outros alunos e veja, com frequência, que sua dúvida é a mesma que a de muitos.

Portanto, não se acanhe em compartilhar seus sucessos e suas dúvidas.

Quando o fórum é acessado pelo computador, temos opção de incluir fotos e possibilidade de um texto mais longo (pelo celular tem limite de caracteres).

Como participar o Grupo de Alunos no TELEGRAM?

Todos, mas somente os alunos inscritos no DA FARINHA AO PÃO podem (e devem!) participar do grupo do Telegram onde trocamos muitas experiências do dia-a-dia. Me envie um "ALÔ" pelo próprio Telegram ou pelo Whatsapp para receber o link convite para o grupo. 

Escolhemos o Telegram pois permite que novos alunos tenham acesso ao material antigo, mesmo que seja anterior à sua entrada no grupo! Confira.

Te desejo uma excelente jornada de aprendizado e lindas fornadas!

FAQ
IMG_4252.heic
bottom of page